Vamos começar o ano com tudo e garantir a sua saúde para curtir os próximos dias com mais tranquilidade e esbanjando vitalidade e energia? Para isso, quero te convidar a fazer os exames anuais, mais conhecidos como check-up, e explicar a importância de serem realizados com regularidade.
Para quem não sabe, check-up é uma bateria de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, que dá ao médico um panorama de como se encontra a saúde do seu paciente. Com este procedimento é possível identificar doenças que ainda não se manifestaram, as em estágios iniciais, e acompanhar a evolução das já existentes, para realizar um tratamento mais fácil e efetivo.
IMPORTÂNCIA
O principal motivo para incentivar os pacientes a realizar ao menos um check-up ao ano é pela função preventiva. De um ano para o outro, de acordo com seus hábitos de vida, faixa etária, gênero e genética, doenças podem surgir.
Para prevenção de doenças, você deve manter a alimentação saudável e balanceada, além de praticar atividades físicas regularmente.
Alguns grupos de risco devem ter uma atenção maior com seus exames de rotina:
- Sedentários;
- Portadores de sobrepeso ou obesidade;
- Fumantes;
- Quem tem má-alimentação;
- Doentes crônicos;
- Aqueles com frequentes dores no corpo, fadiga, palpitação, ganho ou perda de peso rápida.
SAIBA MAIS - Mitos e Verdades sobre Dieta e Emagrecimento
Entendendo o Colesterol
EXAMES
Nos exames do check-up, avalia-se o funcionamento de órgãos como coração, rins e fígado, detectam-se infecções e variações hormonais patológicas .
Os exames mais comuns solicitados pelos médicos no check-up são:
- Hemograma;
- Lipidograma completo;
- Perfil glicêmico;
- Hepatograma;
- Funçäo renal;
- Função cardiológicas;
- Doenças infectocontagiosas;
- Fezes e urina;
- Raio-x de tórax;
- Hormônios (Individualizado por paciente/risco)
FREQUÊNCIA
O ideal é realizar o check-up uma vez ao ano, mas essa frequência pode ser redefinida pelo médico de acordo com o histórico do paciente:
- Adultos saudáveis podem ter um espaço de tempo maior, máximo de dois anos, quando não diagnosticada nenhuma doença e quando mantêm hábitos saudáveis;
- Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer, devem ser acompanhadas e monitoradas com frequência individualizada;
- Pessoas do grupo de fatores de risco podem seguir a regra do check-up anual, como obesos, fumantes, sedentários e com colesterol elevado.
- Indivíduos a partir dos 40 anos devem realizar exames específicos para cada gênero.
SAIBA MAIS - Diabetes: a Peste Negra do Século XXI
Com todas essas informações, acredito que tenha conseguido expressar e explicar o quanto é importante o check-up na sua função preventiva.
Então, consulte seu médico para se certificar do seu estado de saúde.